Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

FALANDO SOBRE ALIANÇA II

"Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor".Gênesis 6:8
Em virtude de estarmos no ano da aliança,continuaremos a falar sobre esse assunto durante mais algumas semanas.Nessa semana falaremos um pouco sobre Noé,o primeiro homem que a bíblia relata ter firmado uma aliança com Deus no AT.
quando recebemos a palavra profética sobre o ano de 2014,ALIANÇADOS PARA CRESCER,passei a pesquisar e ler bastante coisa sobre esse assunto,e algo que chamou muito a minha atenção,foi um artigo que li a respeito da aliança de Deus com Noé,que foi publicado no site de uma faculdade de teologia,nesse artigo era falado que a aliança de Deus com Noé era uma aliança muito particular,pois ao contrário da aliança de Deus com Abraão por exemplo,a aliança de Deus com Noé,não haviam ordenanças para serem cumpridas por Noé,Deus era quem firmava um compromisso com o homem Gênesis 9:8-17;bom isso é verdade,realmente após o dilúvio e a aliança de Deus com Noé,da qual até hoje o arco-iris é um memorial,não restaram ordenanças ou mandamentos adicionais para que a promessa se mantivesse.
Agora, eu quero analisar com você outro ponto dessa aliança, o porquê de Deus ter escolhido justamente Noé e sua família.Deus já havia tomado a decisão de destruir a humanidade por conta de seus inúmeros pecados Gênesis 6:7,a humanidade era tão perversa que Deus sentiu pesar em seu coração por te-la criado,tanto que resolveu destruir tudo,homens e animais,pois naqueles dias o pecado era a conduta natural do povo,é nesse cenário que aparece Noé e esse homem acha graça aos olhos de Deus Gênesis 6:8 , vamos parar e pensar um pouco sobre isso, o pecado era o padrão de comportamento da época, ser mal era a conduta aceitável, Deus era um conceito totalmente esquecido pelos homens, que como verdadeiros animais,buscavam apenas aquilo que satisfizesse seus interesses, em um mundo como esse, agradar a Deus seria ir na contramão,seria bater de frente com a sociedade da época, creio que Noé deve ter sido duramente criticado por sua conduta íntegra,muitas vezes até ridicularizado, com certeza muitos tentaram dissuadi-lo,tentaram faze-lo voltar atrás em sua escolha por  Deus,penso que tentaram convence-lo a tirar vantagem em seus negócios, a mentir, a adulterar,porém sem sucesso e isso fez com que Noé se tornasse um indesejado,um excluído na sua sociedade,isso só por adotar uma conduta segundo os padrões de Deus,imagine então quando esse homem começou a construir uma arca,um gigantesco barco de madeira em uma região desértica,provavelmente a muitos quilômetros de distancia de qualquer porção de água navegável,principalmente por um barco tão grande,a arca tinha o comprimento de um campo de futebol e a altura de um prédio de quatro andares, louco com certeza o mínimo de que o chamaram,mas mesmo assim,mesmo diante da rejeição,mesmo sendo ridicularizado pelos homens,Noé se manteve fiel e obediente a Deus,ele creu e se manteve firme em meio a críticas; essa certamente foi a sua parte na aliança,mesmo antes de Deus chamar Noé e ordenar que ele fizesse uma arca,Noé já havia escolhido estar aliançado com Deus,Noé já buscava fazer a Sua vontade, a aliança de Deus com Noé foi a sua recompensa pela fidelidade,ao contrário de Abraão que foi chamado e creu,Noé creu e foi chamado.
Nossos dias hoje não são muito diferentes dos dias de Noé, nossa geração a cada dia se distancia mais da vontade de Deus e seus padrões de conduta, o pecado é algo natural,corriqueiro, Deus é totalmente rejeitado, um conceito esquecido pelos homens, tudo é banalizado, a ponto de acharmos tudo natural,tudo aceitável,nada mais nos choca,nada nos traz indignação.E onde nisso tudo está a igreja?Onde está a voz profética dessa geração?Onde estão aqueles que deveriam ser os Noés dessa geração?Estão calados,nos moldamos a esse tempo, aceitamos o modo de pensar dessa geração perversa, temos medo de levantar a nossa voz contra o pecado, temos vergonha de falar aquilo que Deus quer que nós falemos,não queremos gerar polêmicas,não queremos ser mal vistos,não queremos ser rejeitados pelos homens e nos arriscamos a ser rejeitados por Deus Apocalipse 3:16,queremos apenas pregar o evangelho da riqueza, o evangelho da benção e nos negamos a pregar o evangelho do arrependimento,o evangelho da renuncia, o evangelho do confronto.Quando Jesus andou no mundo pregava “arrependam-se,pois é chegado o Reino dos Céus”Mateus 4:17 e Ele mesmo disse que não veio trazer paz,mas a espada Mateus 10:34, isso não por que Ele iria fomentar guerras,mas porque deveríamos escolher entre agradar a Deus ou agradar o mundo e isso nos colocaria muitas vezes em situações de luta pela nossa fé.Quando falamos de aliança,devemos entender que a principal aliança que devemos buscar é a aliança com Deus, quando falamos sobre Abraão na semana passada,aprendemos que devemos manter essa aliança mesmo diante de duros sacrifícios.Devemos fazer a escolha certa,devemos buscar agradar a Deus e estar aliançados com Ele,mesmo que isso nos torne pessoas indesejadas pelos homens maus.Noé fez a escolha certa, Noé decidiu ir contra todos os padrões e amar a Deus,ele não teve medo de ser polêmico,ele não teve medo de ser rejeitado pelos homens,não teve medo de ir contra o sistema vigente da época,ele se manteve firme em agradar a Deus e sua recompensa é uma aliança com Deus que perdura até hoje e que nunca será quebrada.
que a nossa atitude seja como a de Noé,que nós venhamos a decidir ir contra tudo e contra todos para agradar estar aliançados com Deus e Ele com certeza nos trará uma grande recompensa!

Que Deus abençoe a todos!

Um comentário:

  1. Muito bom bom ! Costumo pregar que Noé estava a frente de seu tempo ele conseguiu enxergar aquilo que muitos não conseguiram, ele consegui enxergar Deus, Ele viu o que Deus viu, e percebeu o que Deus percebeu. Que a imaginação do homem era ma continuamaente.

    ResponderExcluir