Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

FALANDO SOBRE ALIANÇA

Falando sobre aliança

Gênesis 15

1 Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão:
"Não tenha medo, Abrão!
Eu sou o seu escudo;
grande será a sua recompensa!"
2 Mas Abrão perguntou: "Ó Soberano Se­nhor, que me darás, se con­tinuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco?"
3 E acrescentou: "Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdei­ro!"
4 Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: "Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro".
5 Le­van­do-o para fora da tenda, disse-lhe: "Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las". E prosseguiu: "Assim será a sua descendência".
6 Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.
7 Disse-lhe ainda: "Eu sou o Senhor, que o tirei de Ur dos caldeus para dar a você esta terra como herança".
8 Perguntou-lhe Abrão: "Ó Soberano Senhor­, como posso saber que tomarei posse de­la?"
9 Respondeu-lhe o Senhor: "Traga-me uma novilha, uma cabra e um car­neiro, todos com três anos de vida, e também uma rolinha e um pombi­nho".
10 Abrão trouxe todos esses animais, cortou-os ao meio e colocou cada metade em frente à outra; as aves, porém, ele não cortou.
11 Nisso, aves de rapina começaram a descer so­bre os cadáveres, mas Abrão as enxotava.
12 Ao pôr do sol, Abrão foi tomado de sono profundo, e eis que vieram sobre ele trevas densas e apavorantes.
13 Então o Senhor lhe disse: "Saiba que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá, onde também serão escravizados e oprimidos por quatro­centos anos.
14 Mas eu castigarei a nação a quem servirão como escravos e, depois de tudo, sairão com muitos bens.
15 Você, porém, irá em paz a seus antepassados e será sepultado em boa velhice.
16 Na quarta geração, os seus descen­dentes voltarão para cá, porque a malda­de dos amor­reus ainda não atingiu a medida completa".
17 Depois que o sol se pôs e veio a escuri­dão, eis que um fogareiro esfumaçante, com uma tocha acesa, passou por entre os peda­ços dos animais.
18 Naquele dia, o Senhor fez a se­guinte alian­ça com Abrão: "Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufra­tes:
19 a terra dos queneus, dos quenezeus, dos cadmo­neus,
20 dos hititas, dos ferezeus, dos refains,
21 dos amorreus, dos cananeus, dos girga­seus e dos jebuseu
Como estamos no ano da aliança,continuaremos falando sobre esse assunto aqui no blog,aqui vemos a história de Abraão,com certeza todos nós já ouvimos histórias a respeito de Abraão ou assistimos algum filme sobre esse grande herói da fé,como ele é chamado na carta aos hebreus,podemos dizer que o seu diferencial entre os homens de seu tempo foi a sua grande fé em Deus,porém raramente percebemos que ele foi o segundo homem com quem Deus firmou um a aliança(o primeiro foi Noé,mas falaremos dele em uma próxima postagem),uma aliança muito especial para Abraão,pois quando estudamos a sua história vemos que abraão era um homem de família,aos setenta e cinco anos de idade vivia com  seu pai Tera, e tinha seu sobrinho Ló com sócio,seu maior sonho era um herdeiro que perpetuasse a sua família,porém sua mulher Sara(Sarai até então,seus nomes foram mudados por Deus em virtude da aliança)era estéril,Deus então se comprometeu a agir no impossível com Abraão,essa era uma das promessas de Deus para Abraão,outra seria a terra prometida onde sua descendência se tornaria uma grande nação na terra. mas crer na promessa de Deus,que dizia que  uma mulher que foi estéril a sua vida inteira e agora já idosa daria a luz a um filho que lhe daria uma descendência como as estrelas do céu,era realmente um ato de uma fé sobrenatural, vemos que o próprio Abraão teve dificuldades para crer nela:  Abraão caiu de bruços; ele riu e disse para si mesmo: "Será que um filho nascer com um homem de cem anos? Será que Sarah ter um filho com a idade de noventa? "   E disse Abraão a Deus: "Se só Ismael pode viver sob a sua bênção! "
 Então Deus disse: "Sim, mas a sua esposa Sara te dará à luz um filho,e você vai chamá-lo de Isaac.  Eu estabelecerei a minha aliança com ele como uma aliança eterna. para a sua descendência depois dele   E quanto a Ismael, também te tenho ouvido: Eu certamente irá abençoá-lo, vou fazê-lo frutífero e vai aumentar muito seus números. Ele será o pai de doze príncipes, e dele farei uma grande nação.  Mas a minha aliança Eu estabelecerei com Isaque, o qual Sara te dará à luz por esta altura no próximo ano. "  Quando acabou de falar com Abraão, Deus subiu dele.
(genesis 17:17 a 22)
Mesmo diante da incredulidade de Abraão,Deus foi categórico e manteve sua promessa a Abraão,mas para que ela se cumprisse em sua vida era necessário mais do que apenas crer,era necessário que em primeiro lugar Abraão rompesse com alianças anteriores,com seus pais, que haviam se voltado para o paganismo(Gênesis 12:1), com seu sobrinho Ló (Gênesis 13:8-9),com seu filho Ismael,que teve com a Serva de Sara Agar(Gênesis 21-14) para que as promessas de Deus feitas a Abraão por aliança se cumprissem era necessário que ele tivesse atitudes que demonstrassem a sua grande fé e obediência a Deus.Era nescessário que Abraão colocasse em primeiro lugar a sua aliança com Deus,penso em como isso deve ter sido penoso para Abraão,pois toda a sua história demonstra que sua família era algo de extremo valor,deixa-los com certeza foi uma grande provação para Abraão,mas continuar com eles significaria desagradar a Deus e Abraão escolheu permanecer fiel e priorizar sua aliança,sempre crendo com uma fé sobrenatural que Deus cumpriria sua parte da aliança e lhe daria o tão sonhado filho de sua amada Sara.
As atitudes de Abraão diante de sua aliança com Deus lhe rende frutos até os nossos dias,pois até os dias de hoje temos notícias de seus descendentes e da nação de Israel,através de sua geração o Cristo veio até nós e hoje através de Jesus somos filhos na fé de Abraão,mesmo não sendo judeus por descendência.
Da mesma forma que Abraão fez, Deus quer que em primeiro lugar hoje, nós coloquemos a aliança que temos com Ele.Deus quer que priorizemos os sonhos que Ele tem pra nós,talvez Deus não queira que eu saia da minha casa como no caso de Abraão,mas quer que eu rompa com práticas do passado,com vícios,que eu deixe de agir segundo o sistema do mundo e passe a agir de uma forma que o agrade,sabendo que essa é a minha parte na aliança que tenho com Deus,mesmo que isso exija de mim sacrifícios,mas sabendo que a parte de Deus na aliança é algo grandioso para minha vida e com certeza Ele cumprirá!
Que o Senhor Deus abençoe à todos!

Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário