Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de abril de 2014

PÁSCOA

E acontecerá que, quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês.
Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá festa ao Senhor.
Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos.
E naquele mesmo dia farás saber a teu filho, dizendo: Isto é pelo que o Senhor me tem feito, quando eu saí do Egito.Êxodo 13:5-8

Muitos anos antes dos ovos de coelhos de chocolate,muito antes do comércio e da publicidade que hoje conhecemos como pascoa,essa festa já era conhecida,seu significado era mais profundo e contundente do que hoje vemos.Nos dias de Moisés,aproximadamente dois mil anos antes de Cristo,os judeus eram escravos no Egito por anos;cansados de serem maltratados pelos egípcios o povo clamou a Deus por salvação Êxodo 2:23, e Este enviou a Moisés,judeu criado pela filha de faraó que havia se refugiado no deserto por quarenta anos ,após matar um soltado que maltratava um judeu, e como sinal de que era o enviado de Deus,Moisés lançou sobre o Egito as famosas dez pragas,sendo a última a morte dos primogênitos do Egito,mas para que os judeus fossem poupados pelo anjo da  morte, era necessário uma marca específica, um cordeiro deveria ser imolado e seu sangue deveria ser colocado sobre as portas das casa dos israelitas Êxodo 12:13,após isso os primogênitos de israel foram poupados e os egípcios sofreram com a perda dos seus filhos, o que levou a Faraó deixar o povo judeu ir embora do Egito. Para que o povo  lembrasse sempre  do dia  em que foram libertos da escravidão e que seus filhos foram poupados da morte, Deus instituiu uma festa, que seria chamada de páscoa(pesah,do hebraico,que significa passar por cima),sempre que a comemoravam faziam lembrar como Deus os havia livrado da escravidão de da morte Êxodo 13:5-8.
Você pode se perguntar, mas por que eu devo então comemorar a páscoa?afinal de contas não sou judeu e nunca fui escravo no Egito.
sabemos no entanto que tudo que a bíblia nos relata no antigo testamento é ,na verdade,uma tipificação das coisas que deveriam acontecer no novo testamento Hebreus 10:1.A páscoa não é diferente,nós também éramos escravos,não de Faraó,mas dos nossos pecados e concupiscências, diante disso Deus não enviou um profeta como Moisés,mas enviou Seu próprio filho para nos libertar dessa escravidão que nós nos auto afligíamos e do sofrimento causado por ela João 3:16, sendo Ele mesmo o cordeiro sacrificado por nós 1 Coríntios 5:7,o sangue agora não é mais colocado sobre as portas de nossas casas,mas é colocado sobre nossos corações,para que sejamos livres da morte espiritual que é uma vida distante de Deus.
Jesus morreu em uma sexta feira,mas no domingo(domingo de páscoa),Ele ressuscitou,nos garantindo a vitória sobre a morte e o pecado e sendo isso o sinal de que Ele nos foi enviado por Deus pra que fossemos libertos por Ele 1 Coríntios 15:55-57.
Os judeus nunca deixaram a lembrança de sua libertação se apagar de sua mente,através da festa da páscoa, se a nossa libertação excede a dos judeus,nossa alegria e comemoração também deve excederem muito a deles.A páscoa para nós cristãos deve ser muito mais do que coelhos e chocolate,mas ela deve nos trazer a memória a grande libertação que nos foi dada por Cristo naquela primeira páscoa cristã.
Feliz páscoa a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário