Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

FALANDO SOBRE ALIANÇA III

"Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim".João 17:21-23
Continuando a falar sobre aliança,nas semanas anteriores falei sobre nossa aliança com Deus através das histórias de Abrão e Noé,também falamos sobre a nova aliança que temos em Cristo,que também nos fala de aliança com Deus, e falamos muito sobre a importância de colocarmos a nossa aliança com Deus em primeiro lugar,a frente mesmo de nossas alianças com família e igreja,Porém nessa semana falaremos sobre uma aliança igualmente importante se queremos nos manter aliançados com Deus e sermos eficientes em proclamar o seu reino sobre a terra a aliança entre os irmãos em cristo.Nos últimos dias me deparei com uma discussão em uma comunidade cristã em uma das redes sociais das quais participo,nela levantava-se uma questão se o Cristão poderia ou não viver sem uma igreja,se ele poderia viver uma vida cristã sem estar ligado a uma congregação.Fiquei muito preocupado ao ver que muitos defendiam a idéia de vivermos distantes de congregações,pelos mais diversos motivos,porém quando lemos o testo de João 17,vemos que o Senhor Jesus em sua oração ministerial orou para que nós,não apenas estivéssemos em aliança com Deus,mas que estivéssemos aliançados entre nós,como igreja e como corpo de Cristo,que isso seria um sinal de Deus que diria, que Deus foi quem nos enviou, nossa unidade e nossa aliança entre nós.
Estarmos aliançados entre nós é tão importante que Jesus preocupou-se em incluir isso em sua oração ministerial,mas poque isso é tão importante,porque devo me preocupar em andar com outros crentes e participar de uma igreja?Vamos pensar agora um pouco sobre a visão mais clara de aliança que temos,o casamento,em um casamento duas pessoas diferentes,com vidas diferentes,histórias diferentes,famílias diferentes,criações diferentes,pensamentos diferentes decidem viver juntos por um objetivo comum,formar uma família,nessa aliança cada um terá de contribuir de alguma forma,cada um edificará sua família com seus dons e embora sejam diferentes obterão crescimento nesse objetivo comum se aprenderem a conviver juntos e contornar suas diferenças e com o tempo aquilo que os une se tornará maior do que as diferenças a igreja é da mesma forma nela acolhemos pessoas das mais distintas formações e das origens mais distintas,nela podemos ver médicos,atletas,operários,donas de casa,jovens e velhos unidos em um propósito,cumprir com o ide de Cristo,para isso devemos aprender a andar juntos,devemos aprender a ter aliança entre nós assim como temos aliança com Deus,
Eclesiastes 4:9-12 nos coloca diante de alguns motivos para que achemos importante andar aliançados entre nós, somos fortalecidos quando andamos juntos,mesmo que por algum motivo nós possamos cair,teremos alguém que nos levantará,alguém que orará por nós e também orará junto com nós,e as nossas orações são mais poderosas quando orarmos junto com outros irmãos,Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.Mateus 18:18-19,também devemos andar juntos porque Jesus nessa mesma passagem afirma que: “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”Mateus 18:20, ou seja o próprio Jesus está presente em nossas reuniões,participando conosco da nossa comunhão,pois é ali que somos edificados e com os nosso dons edificamos os nossos irmãos1 Coríntios 14:12 isso também é confirmado quando Jesus profere a parábola do sevo negligente em Mateus 25:14-30 os talentos que recebo de Deus são para expandir o reino dele na terra e não para ficarem escondidos ,foram feitos para serem utilizados e com eles nós traremos edificação para os nossos irmãos em cristo e conquistaremos novos membros pro corpo de Cristo.Vemos muito bem essa aliança entre os irmãos agindo em Atos 2:42-47,pois lá vemos pessoas aliançadas entre si,abrindo mão de coisas materiais para suprir as necessidades dos seus irmãos e vivendo a comunhão em sua plenitude e com isso agregando outras vidas ao reino de Deus,no livro de atos vemos isso com muita clareza e isso é incentivado em todo o novo testamento,vejam esse ensinamento de Paulo:”Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.Romanos 12:4-21
Muitas vezes queremos seguir nosso próprio caminho,não concordamos com situações em nossas congregações e nos afastamos achando que com isso cumpriremos com a vontade de Deus,mas não,Deus nos colocou em lugares onde seremos usados por ele,existem dezenas de denominações e temos liberdade de escolher aquela que mais nos agrada,visto que as placas são meras convenções humanas,mas não podemos negociar com aquilo que a Bíblia nos ordena a aliança com o corpo de Cristo é uma ordenança de Deus para o seu povo e devemos estar ligados ao corpo1 Coríntios 12:25,pois somos necessários uns aos outros.
Estar desligado da igreja é uma clara atitude de rebeldia,muitos já foram por esse caminho e até hoje não vi ninguém permanecer firme com Deus após tomar essa decisão,pois desligado do corpo o membro não é alimentado e morre,pois sua ligação com o corpo é o que o mantém vivo.
Busque uma igreja onde você receba a palavra de Deus,onde você se sinta bem e seja edificado,não se afaste da comunhão,forme alianças com seus pastores e líderes e tenha uma vida de comunhão com o corpo de Cristo e você verá o grande crescimento que isso trará a sua vida!

Que Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário